terça-feira, 26 de julho de 2011

Terça 26 de julho | Leia-se Terça | " Faca de dois gumes" | Grupo Cênico Calabouço


Essa terça é dia de mais uma edição do projeto Leia-se Terça que a cada mês, convida um grupo teatral da cidade para ensaiar no Espaço Muda às terças feiras uma leitura dramatizada. Cada grupo escolhe o seu texto, seu diretor e convida um ou dois atores extra para participarem como forma de intercâmbio de linguagem. 

O resultado final desta leitura dramatizada é apresentado na última terça-feira do mês. Nesta edição o Muda recebe a leitura " Faca de dois gumes":





FACA DE DOIS GUMES:

A leitura é composta por dois textos: Febre que me segue (De Breno Fittipaldi) e Sodomia Song (De Wellington Júnior). Os dois textos abordam as relações desse amor gay proibido com a cena teatral contemporânea. 

Esta leitura dá continuidade a pesquisa do grupo sobre novas dramaturgias não-dramáticas.
Textos: FEBRE QUE ME SEGUE – De Breno Fittipaldi
             SODOMIA SONG – De Wellington Júnior.
Direção – Wellington Júnior
Com Breno Fittipaldi, Nelson Lafayette, Rodrigo Dourado e Tiago Gondim.
Figurinos – Ana Flávia Costa e Silva Brazileiro
Programação visual – Alberto Saulo.


SOBRE  OS AUTORES:

Breno Fittipaldi – Ator, encenador e contista. Fittipaldi vem exercitando constantemente uma escrita contista. Seus principais textos são: Febre que me segueCemitérios de lembrançasO jardim da santaSe chover feche as janelasCom Deus me deito e sem você me levanto. Profundo admirador da produção literária de Caio Fernando Abreu – seus contos dialogam fortemente com as imagens desse autor gaúcho. Há na escrita de Breno uma presença marcante da paisagem urbana e da paixão pelo humano. A solidão contemporâneo nos amores expressos é uma temática constante em seus contos.

Wellington Júnior – Ator, encenador e crítico de teatro. Wellington tem exercitado o processo dramatúrgico muito fortemente alicerçado na construção coletiva da dramaturgia. Seus principais textos: Sodomia SongDevoro o beijo para morrer de amorO swingue das trevasOs amores de Romeu-EinsteinQuem matou a Madonna? , Vênus metálica. A escrita dramatúrgica de Wellington propõe um diálogo entre a cultura pop e a cena teatral contemporânea.

SOBRE OS TEXTOS:

Febre que me segue (De Breno Fittipaldi) – Narra a história de um “quase” amor entre Pedro e Lui, onde os desejos contidos e as vontades domadas se diluem quando tornam-se rotineiros os encontros secretos e os quereres incontroláveis.  Um garoto de dezoito anos e um homem de quarenta e um em conflitos interiores com seus anseios.
Sodomia Song (De Wellington Júnior) - Um exercício elaborado na oficina de dramaturgia coordenada pelo autor carioca Jô Bilac em fevereiro de 2011 foi a origem desse texto, que se propõe experimentar uma escrita performativa. O texto explora na forma as sensações de um desejo proibido como numa masturbação ouvindo Lady Gaga




Leia-se Terça 
 " Faca de dois Gumes" | Grupo Cênico Calabouço
26 de julho de 2011
20h
entrada: contribuição espontânea
classificação: 18 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário