sexta-feira, 22 de julho de 2011

Domingo 24 de julho | " Voilà " | Rhaíssa Bittar


O Espaço Muda recebe mais uma vez e com grande satisfação a cantora Rhaíssa Bittar, que apresenta neste domingo, 24 de julho, o show "Voilá", as 18h no Espaço Galpão.





"Voilà"

          Que mulher nunca teve um belo bife arrancado das cutículas ao fazer as unhas? Quem nunca levou a namorada para passear e teve que trazer sua irmãzinha a tira-colo? Ou passou horas do amanhecer enrolando entre beijos e abraços na cama e se atrasou para o trabalho? São pequenos recortes de cotidiano como estes que ganham vida nas mais mirabolantes crônicas encontradas no primeiro disco da cantora Rhaissa Bittar, Voilà.

         Em seu disco de estréia, Rhaissa empresta a versatilidade de sua voz para dar vida às mais diversas identidades que suas letras reúnem: desde a passagem traumática por uma manicure desajeitada, a onipotência de uma madame na aquisição de seu vistoso chapéu, até a história de um pombo correio que cansou de carregar mensagens em uma prisão e quer se aposentar na Praça da Sé. A feminilidade de sua voz é bastante equilibrada no dueto com o cantor e compositor Maurício Pereira em "Boneca de Palha", que nos diverte com provocações como "Quero um moço que me amasse sem fazer barulho".

       Com os arranjos quase onomatopéicos da Panela Produtora, os instrumentos tocados pela big band que acompanha Rhaissa ganham voz dentro das músicas, atribuindo-lhes uma conotação quase teatral. As letras estão repletas de charadas gramaticais, como pode ser visto em “Pa ri” que narra, em um francês bastante inusitado, situações que os próprios versos convidam o ouvinte a desvendar.

     O disco conta ainda com a participação ilustre do clarinete do músico Proveta, os violinos do instrumentista Ricardo Herz e o acordeon do versátil Lula Alencar, para passear por diversas referências da música brasileira. É possível identificar um dedo de frevo ou um tanto de samba (e quem sabe até uma pitada de Tropicália revisitada) na maioria das faixas.

    Algumas surpresas devem agradar os ouvidos aguçados, como trocadilhos com  a língua francesa, letras em mandarim ou um pedacinho de canção carinhosamente deixado no fim da faixa – fica o palpite para a astúcia de quem esbanja curiosidade auditiva. O disco Voilà é mais do que uma reunião de bons arranjos e letras criativas, é um convite às experiências que um albúm conceitual pode proporcionar. 


Rhaíssa Bittar 
 
         Rhaíssa Bittar começou a cantar quase na mesma época em que aprendeu a falar e passou a infância aprimorando os graves e agudos no microfone de plástico. Aos 16 anos participou de montagens musicais e ganhou dois prêmios de melhor atriz no 17º Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, no conservatório de Tatuí, e no 3º Festival Estudantil de Teatro em Sorocaba, no Sesi.

Aos 17 integrou o grupo de choros Coisa Linda de Deus, que se apresentou durante um ano em bares da noite paulistana. Aos 18, partiu para Taiwan, na China, onde fez intercâmbio escolar durante um ano e teve aulas de música, canto e dança chineses.   

De volta ao Brasil, gravou uma campanha publicitária para a C&A com a música Don't Let me be Misunderstood. Diante do sucesso do vídeo, que ficou disponível na internet, Rhaissa foi convidada para cantar em um desfile de grife e teve grande repercussão em colunas sociais.

Após o sucesso desse projeto, Rhaissa recebeu o apoio da Panela Produtora e passou um ano gravando seu primeiro disco, Voilà, ao lado de músicos como Maurício Pereira, Daniel Szafran, Michel Leme, Nailor Proveta, Ricardo Herz, Banda Paralela e Lulinha Alencar. O disco tem três composições da própria Rhaissa e mistura suas raízes tupiniquins com referências de jazz e música popular chinesa.

O álbum acaba de ser lançado e está à venda nas principais livrarias e lojas do ramo. Rhaissa já foi indicada pelo jornal O Estado de S. Paulo como a cantora de MPB que “Vai fazer Barulho”. Durante os próximos anos, RhaissaBittar vai trabalhar na divulgação deste trabalho e vai fazer barulho.


Participações Especiais de "Voilà" : Banda Paralela


         Com uma formação básica de cinco sopros e duas percussões, a Banda Paralela resgata a tradição das bandas brasileiras com um toque contemporâneo. O repertório eclético traz versões de samba, maracatu, xote, maxixe, baião; e de outro, abre espaço para experiências com gêneros não usuais para essa formação, como rock, black, pop, funk, e até dance music. 

         A irreverência e a versatilidade da atitude musical também são visíveis nos figurinos dos músicos, cujos trajes relembram os uniformes coloridos de velhas bandas com suas jaquetas militares de gala. O show da Paralela tem como principais características a descontração, o humor, o virtuosismo dos músicos e a interação com o público. A Banda Paralela é: Mauricio Pereira, Ricardo Herz, Daniel Szafran, Lulinha Alencar, Proveta e Lucas Espósito.


Links :
 
 
www.myspace.com/bandaparalela


Relembre o show que Rhaíssa Bittar fez no Espaço Muda em Fevereiro de 2011:
 
 
Espaço Muda FEV 2011. Foto: Joanna Calazans

Espaço Muda FEV 2011. Foto: Joanna Calazans

Espaço Muda FEV 2011. Foto: Joanna Calazans

Espaço Muda FEV 2011. Foto: Joanna Calazans
 

Voilá | Rhaíssa Bittar
24 de julho
18h
ingresso:R$ 15,00
Classificação: livre

Um comentário:

  1. Conheci o som dela no podcast Café Brasil. Fiquei muito feliz por ouvir música feita no Brasil e de qualidade tão legal. Já virei fã dela.

    ResponderExcluir