quinta-feira, 7 de julho de 2011

Sábado 09/07 | Abertura da exposição " Sol de Pharmácia pra Mentes Pálidas" de Thiago Verdeee

Neste sábado acontece no Muda a abertura da exposição do artista plástico Thiago verdeee intitulada: " Sol de Pharmácia pra Mentes Pálidas" sob curadoria de Thiago França. 




Thiago Verdeee foi o primeiro artista a registrar suas idéias na Galeria do Espaço Muda, abriu as portas da casa com a exposição “Anémic Cinema” e de brinde, foi contemplado com uma das telas na capa da Revista SIM! que saudava o espaço em sua 68ª edição. Desta vez trata-se de uma releitura de obras que estão expostas atualmente nas Galerias “Urban Arts” e “Louro e Canela Arte Contemporânea”.

A especialidade do artista é certamente recriar, Thiago desenvolve um trabalho que parte da evolução de um pensamento primário já consolidado. Lúdico, mas de conceito sólido. Neste caso, seleciona três telas para representarem a série “Shoyu”, que são basicamente um resumo desta fase do artista que, mais do que nunca, dialoga e questiona o observador.

Verdeee usa normalmente elementos básicos da Street Art, mas molho Shoyo e nanquim também estão presentes desta vez junto às colagens e instalações já características do seu trabalho. Isso sem deixar de fora a tecnologia, com projetores de imagem que auxiliam, durante a execução, na reprodução das obras. Multiplicidade que caminha junto ao espaço.





Inspirado na essência da Street Art, apresenta uma proposta de colagem das artes visuais em materiais reaproveitados que representam outras veias artísticas como: música, cinema e literatura. Verdeee mergulha nesse universo e defende uma arte moderna, irreal, que se comunica diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura das massas e a vida cotidiana. 

A defesa do popular traduz uma atitude artística adversa ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, seu trabalho se coloca na cena artística como um dos movimentos que recusa a separação arte/vida. E o faz pela incorporação da publicidade, das imagens televisivas, da internet e do cinema. Assim como os artistas pop, Thiago se beneficia das mudanças tecnológicas e da ampla gama de possibilidades colocada pela visualidade moderna, e na internet, que está no mundo - ruas e casas - e não apenas em museus e galerias.




O tema abordado é o conflito entre a subjetividade da imagem e a objetividade da mensagem. Tudo colocado de maneira simples e direta. As imagens em questão são ampliadas na parede, não só em tamanho, mas também em relação a continuidade. 

Cada imagem ocupa um espaço da Galeria - como um cenário - , e os detalhes da instalação são o resultado final desta experiência: as telas expostas como recortes, destacadas do lugar de origem.

A idéia trabalha o isolamento e mobilidade resultante da facilidade da troca de informação. Representa o domínio dessa manipulação por parte do “criador da verdade maior”, que destaca a mensagem com a mesma facilidade que a camufla num contexto geral.

O diálogo acontece para provocar uma reflexão sobre o que nos é mostrado a respeito da grande verdade por trás de tudo. Em imagens e palavras, ações que permeiam nosso cotidiano, um banho de Sol de Pharmácia para Mentes Pálidas.

E a noite da abertura ainda vai ser agitada com a discotecagem de Caio Alves. Caio é designer e produtor da festa quinzenal Incredible no ACRE, tendo produzido as festas CASA e Barca em 2010 pelo coletivo de produção RAWR. New wave, Nu Rave, Electropop, Indie rock, 80's/90's pop e outros gêneros figuram em sua playlist, que costuma surpreender pelo caráter inusitado.

 


"Sol de Pharmácia para Mentes Pálidas" de Thiago Verdee
Curadoria de Thiago França
de 09 de julho a 31 de julho.
Abertura as 20h 
Visitação no horário de funcionamento da casa
Entrada grátis
Classificação: livre



Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho, Thiago!! Vc sempre foi o mais talentoso de nós!! rsrsrss
    Ass: Paulo Alvez

    ResponderExcluir