segunda-feira, 30 de maio de 2011

junho: 10° aniversário da Cênicas Cia de Repertório

A companhia Cênicas Cia de Repertório celebra neste mês de junho seu 10° aniversário. Para comemorar esse momento especial da companhia, o Espaço Muda a convidou para vir ocupar a casa, apresentar vários trabalhos e mostrar assim o leque de experiências teatrais do grupo.
A companhia nasceu da reunião de jovens atores que estudavam teatro em Recife cujo primeiro objeto de pesquisa foi o Teatro do absurdo. A princípio não havia uma estrutura de grupo, o que se queria era pesquisar e encenar, a necessidade de encontros semanais para pesquisa, além dos ensaios, foi surgindo à medida que o grupo passou a desenvolver seus trabalhos, entre 2001 e 2004.
O grupo encenou então várias peças: Um Gesto por Outro (2001), Transe (2002), Apaga a Luz (2003), Que Muito Amou (2004), estreadas em Garanhuns (PE), origem dos integrantes da companhia, e realizando temporadas de cada um desses espetáculos em Recife, além de circular pelo país por diversos festivais. Depois a Cênicas se estabeleceu no Recife, onde estreou Neuroses - a Comédia (2006), fruto do inicio da pesquisa na linguagem dos quadrinhos. 
Dando continuidade a linguagem dos desenhos animados e quadrinhos, chegou a vez do primeiro espetáculo infantil, Pinóquio e Suas Desventuras (2009), realização de um desejo antigo do grupo de montar um trabalho voltado para infância e juventude. 
Senhora dos Afogados (2010) de Nelson Rodrigues, marca a volta da companhia aos clássicos, com encenação de Érico José e assistência de Edjalma Freitas.

O grupo mantêm em repertório os espetáculos: Um Gesto Por Outro, Que Muito amou, Neuroses - A Comédia e Pinóquio e suas Desventuras, além de Senhora dos Afogados

A Cênicas Cia de Repertório é composta por seis integrantes: Alexandre Guimarães, Ana Souza, Antônio Rodrigues, Bruna Castiel,  Sônia Carvalho e Vinícius Vieira.

No programa de celebração no Muda: 
 
sexta 03: reprise da leitura do texto Mamãe não pode saber de João Falcão em um Leia-se: terça especial (numa sexta, pense!)
sábados 11 e 18: espetáculo Que muito amou, livremente adaptado da obra de Caio Fernando Abreu

No dia 11, vamos ter ainda a festa de 10 anos e o lançamento do Jornal Virtual Cênicas Acontece que é um informativo sobre as atividades do grupo e do teatro local. 


quarta 22: Quarta Bela - texto: Natureza Morta de Mário Viana – Projeto Cênicas em Cena
Mais informações:
81 9609 3838

Nenhum comentário:

Postar um comentário