quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

exposição "Moda e Arte" > últimos dias!

A exposição "Moda e Arte - Figurinos produzidos para o artista Gonzaga Leal pelo Estilista Lino Villaventura" foi prolongada e pode ser vista até sábado dia 5 de fevereiro.

O estilista Lino Villaventura, ao assistir um show do cantor pernambucano Gonzaga Leal em Fortaleza, passou a fazer seus figurinos de show onde também se tornou seu amigo pessoal. 

Numa forma de encarar a moda como arte a ser vista e apreciada, Gonzaga cede seu arcevo para esta exposição: música, moda e artes visuais integradas num clima de recordação e estilo com um dos maiores nomes da moda brasileira, Lino Villaventura. Na exposição também fotos, encartes e CDs de Gonzaga Leal. 

Confira:
  
fotos: Nilton Leal
 "Sou um artista em primeiro lugar, me aproprio do canto para dizer o texto, me encarrego de ficar a disposição e a serviço do texto. O intérprete está contido no artista, o artista vem na frente o intérprete chega depois. Sem nenhum problema, admito que sou um apreciador de moda. Ele, o figurino, entranha-se  no abandono das convenções ritualizadas que cadenciam o vestir como estar no mundo desenquadrando-o das variações rítmica. O estilo e a atitude de cada um determinam o vestir. O estilista se apropria desta lógica para criar o específico. 

Lino Vilaventura é um mestre na capturara de essências. Como eu, também é um enamorado do barroco. Acredito que é no excessos que se encontra o melhor dos extratos do tempo, suas paisagens, suas feições e seus imaginários. Quando começo a esboçar qualquer trabalho que envolva música, imagino e antecipo a cena. O figurino compõe a cena que por sua vez está contida no sonho. Lembro aqui de Joaquim Cardoso: "De tudo faço um sonho imaginoso". O palco para mim representa sofrimento e êxtase. No entanto, é lá que também me faço acontecer. Ele me põe exposto, vulnerável e desconfiado. Enfrentá-lo torna-se um desafio. Termino por amar a cena." 

Gonzaga Leal. Janeiro 2011
exposição "Moda e Arte"
vistação até 5 de fevereiro
de terça a domingo: 18h-0h
entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário