terça-feira, 5 de abril de 2011

exposição "Voltas" | Guilherme Lyra

 
VOLTAS por Zeca Miranda

"A primeira vez em que vi as fotografias de Guilherme Lyra fiquei sem saber como ele chegara àqueles resultados. Imagens panorâmicas, distorcidas e ruidosas. Sendo ele designer gráfico de formação e antes de tudo um amigo de uma dúzia de anos, não hesitei em questioná-lo a respeito das fotos. “Que efeito de Photoshop você usou?” Em tempos de domínio digital é mais que normal usar-se esses novos recursos para a reconstrução e/ou reinterpretação de uma imagem. Nada de mau. É uma nova linguagem. Um novo recurso que se soma aos antigos.

Minha surpresa foi quando ele me contou que aquelas imagens eram todas analógicas! Isso mesmo! A única digitalização por qual houvera passado fora o processo de scanner. “Mas como?” O segredo estava numa caixa de chapéu de formato cilíndrico.

Na contramão, Guilherme VOLTA aos tempos da câmera escura artesanal. Aquela primeira historinha que aprendemos no curso de introdução à fotografia sobre o começo de tudo.

É com uma caixa cilíndrica de guardar chapéus que ele constrói sua estenopeica (pinhole). Revestindo seu interior de cartolina escura, fazendo um pequeno furo (0,5mm) na parte superior está pronta uma máquina capaz de produzir resultados singulares, com texturas diferenciadas de qualquer super máquina que possa ser encontrada no mercado. E o mais importante com a visão particular do seu criador.

Pelo papel fotográfico ficar armazenado nas bordas da caixa, a imagem impressa é panorâmica e não plana. O efeito é de como se o lugar estivesse dando VOLTAS enquanto Guilherme o fotografava.

Os cenários para ilustrar o projeto são locais onde Guilherme é bastante familiarizado. Por já ter dado VOLTAS na vida e morado em três cidades distintas, estão lá contempladas Recife, Barcelona e Rio de Janeiro. Locais tão dispares, mas ao mesmo tempo com uma aura tão parecida como o Marco Zero, a Praça San Juame e os Arcos da Lapa. 

Puerto Barcelona - Guilherme Lyra
A aproximação entre as três cidades é mérito indelével do artista que produzindo VOLTAS conseguiu uni-las em um ponto comum do espaço, no caso, o Espaço Muda."

Guilherme Lyra é formado em Design Gráfico pela UFPE. Em seguida, foi para o Velho Continente para completar uma Pós-Graduação em Visual Media Design (Diseño y Imagen) em Barcelona, na escola Elisava (Universidade Pompeu Fabra). O artista trabalha desde de 2010 como motion designer na Globosat.  

Exposição Voltas - fotografias de Guilherme Lyra
abertura sábado 09 de abril
a partir das 20h
com DJ Marcelo Lyra

visitação de 10/04 a 30/04
de quinta a domingo
de 16h a 1h (0h domingo)
entrada franca
obras à venda no local

Um comentário:

  1. Boa Guilherme surpreendente, Criatividade e simplicidade ... parabéns pelo trabalho velho ficou irado... E ae Marcelo!? tá atacando de DJ agora!!... valeu pelo texto Zeca!

    Abraços
    Diego

    ResponderExcluir