quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Iza do Amparo | "Luz e Movimento"

fotos: Joel Veiga
Maria Luíza Mendes Lins é baiana do Conde, área litorânea distante 212 km de Salvador. A baiana mais olindense de Pernambuco faz sua primeira mostra individual no Espaço Muda, onde apresenta uma pequena amostra de tudo o que ela criou nas últimas décadas, observando a luz e o movimento.

O trabalho Resíduos é um dos que mais se destacam na exposição. Sob influência de Jackson Pollock, Iza desenvolveu uma técnica com os restos de tintas - aproveitamento totalmente a matéria prima. Assim, a tela absolve os pingos de água e tinta dos pincéis, que logo se transformam em figuras plenas e independentes. Dessa forma, vão surgindo figuras geométricas e acessórios transitórios. “As coisas vão se deteriorando e a gente vai usando, isso é resíduo. Vai ficando, vai passando por várias situações e fica bonito”, afirma a artista.

Na exposição também podem ser vistas suas telas em acrílico, peças de tecidos com batik (técnica que se assemelha a um carimbo) e utilitários para casa (jogos americanos, toalhas e caminhos de mesa) - que nas palavras da própria artista, são o seu ganha pão. “Minha arte é subversiva e o que faço pra sobreviver é a parte utilitária. Não gosto de deixar ninguém insatisfeito, quero sempre que levem um pedaço de mim, então, seja pelo custo, pelo tamanho e proposta ele leva”, completa Iza.




É impossível falar de Iza e dissociá-la do ambiente artístico e cultural que ronda a casa 159 da Rua do Amparo. A artista, seu atelier e seus filhos estão lá, sempre de portas abertas. Uma casa que respira arte e que além da matriarca, abriga outros dois artistas conhecidos na cena independente dos eixos Olinda / Recife / São Paulo, Catarina dee Jah, Paulinho do Amparo e os amigos que sempre aparecem pra tirar uma música ou um poema, sentados em seus batentes e no quintal arborizado com plantas e árvores frutíferas.

Por essa junção de trabalhos e amigos, a abertura da exposição terá também o grande mestre Erasto Vasconcelos numa noite autógrafos do seu CD de poesias “Fazenda Rosa”, gravado por Paulo do Amparo (pelo selo 3 Et´s Records). O disco é dividido em três poemas: Pio Tagarela – brincadeira dos pássaros, Cantigas de Roda e Nau Catarineta. Na ocasião, Erasto recitará seus poemas de forma acústica com projeções do artista visual Fernando Peres.

 
Curadoria: Claudia Aires
Produção: Claudia Aires e Espaço Muda

Exposição Luz e Movimento - Iza do Amparo
em cartaz de 18/08 a 13/09
entrada franca

Festa de inauguração quarta feira dia 18/08 | 19h30
> lançamento e noite de autógrafos do CD de poesias “Fazenda Rosa” de Erasto Vasconcelos
> Projeções de Fernando Peres 
> discotecagem de Catarina dee Jah

Um comentário:

  1. por favor, se tiveres, me manda o mail da iza. quem fala é maria tomaselli- ou mostra isso para a iza:
    http://colunas.epocasp.globo.com/centroavante/2010/09/10/maloca-artistica-e-interativa-no-centro/
    obrigada

    ResponderExcluir