sexta-feira, 25 de junho de 2010

Leia-se: Terça! | terça dia 29/06 - 20h


"O Despertar da Primavera
de Frank Wedekind

 

dir. Lano de Lins
grupo: : Hórus Visão Cênica
 

 

Em 1891, o dramaturgo alemão Frank Wedekind escreveu ‘O Despertar da Primavera’, peça que descortinava o universo de um grupo de adolescentes e tocava em temas como o florescer da sexualidade, o incesto, o suicídio e a opressão, seja na família, no sistema educacional ou na igreja. 

O texto original de Wedekind foi proibido imediatamente após a sua publicação na Alemanha e acusado de incitar os jovens ao suicídio e à prostituição, mas ele afirmava que os estimulava à vida e à liberdade. “

Ele teve coragem de tocar em tabus sem qualquer máscara, isso ainda no fim do século XIX. Ele desmistificou a história da cegonha trazer os bebês, falou abertamente sobre o prazer, mostrou pela primeira vez uma menina já sexualizada no teatro (Ilse, a personagem que foge de casa), além do primeiro beijo homossexual aberto na história da dramaturgia”, explica Charles. “

A peça discorre sobre vários temas, mas é fundamentalmente sobre o sexo. O adolescente é um mundo secreto e esse espetáculo oferece uma possibilidade de espiarmos este mundo pelo buraco da fechadura”.  

 

sobre o projeto: Leia-se: Terça!

Cada mês, um grupo teatral da cidade é convidado para ensaiar no Espaço Muda às terças feiras uma leitura dramatizada. Cada grupo escolhe o seu texto, seu diretor e convida um ou dois atores extra para participarem como forma de intercâmbio de linguagem.

O resultado final desta leitura dramatizada é apresentado na última terça-feira do mês.

Na coordenação desse projeto, o ator e diretor Jorge Féo e a atriz e arte-educadora Thaianne Cavalcanti.


"O Despertar da Primavera" de Frank Wedekind
dir. Lano de Lins
grupo: : Hórus Visão Cênica
próxima terça dia 29/06 - 20h no Espaço Muda
ingressos: R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário