terça-feira, 7 de junho de 2011

exposição "Recortes" | Adeildo Leite


O artista Adeildo Leite inicia sua produção trabalhando principalmente com desenhos em papel, depois passa a pintura em tela e procede a algumas experimentações com objetos. Esta exposição mostra um recorte de sua trajetória que compreende o período entre 2008 e 2011, dividido em três séries.

Na primeira série intitulada “Vermelha e Magenta” e criada em 2008 e 2009, pode-se observar a predominância de uma temática urbana em composições fragmentadas com personagens carregados de expressão. A cor ultrapassa o âmbito da visão, fala de sentimento e intensifica a dramaticidade dos personagens num traço rápido, quase um rascunho, onde as figuras não se definem tanto pelo rigor do desenho, mas pelas expressões e pelos movimentos.

O Jogador (2,10 x 90 cm - colagem e guache sobre eucatex)

Na série seguinte "Sentir é o caos" de 2010, Adeildo Leite lida com a apropriação e ressignificação de imagens, usando como referências a foto publicitária de editoriais de moda. Nesta série, o artista discute a relação do homem com o mundo e consigo mesmo e procura expurgar alguns sentimentos e sensações. É uma pintura que oscila entre o figurativo e o abstrato, num traço rápido e em cores que remetem ao expressionismo alemão. 

A Dança (60cm x 80cm - acrílica sobre tela)

Na série policromia, de 2011, Adeildo refere-se explicitamente ao universo da publicidade numa mixagem de elementos do design gráfico, onde entram belas imagens ornadas com recursos tipográficos. O conjunto compõe uma crítica do sistema consumista onde o mais importante é a marca, o capital, onde “sede não é nada, imagem é tudo”. A série discute o nosso dia-a-dia, cercado por outdoors, pelas imagens sedutoras que nos apresentam a cada instante, pelos luminosos, pelas buzinas dos carros, enfim, por essa paisagem urbana da vida contemporânea, onde o que importa é a casca e não o conteúdo.

Descubra o trabalho de Adeildo Leite: www.flickr.com/photos/adeildoleite/show/


exposição "Recortes" | obras de Adeildo Leite 
abertura quinta-feira 09 de junho
20h

visitação de sexta-feira 10 de junho a domingo 03 de julho de 2011
de quinta a domingo
de 16h a 1h (0h domingo)

entrada franca
obras à venda no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário