terça-feira, 27 de setembro de 2011

01 de outubro | Ensaio Aberto com Roger Canal (RS)


O projeto Ensaio Aberto deste mês apresenta o multi-instrumentista, compositor e cantor sul-brasileiro Roger Canal, que traz ao palco do Muda seu repertório cheio de experimentações que interagem com outros elementos de expressão visual (pinturas, grafismos, instalações, perfomances).

Roger  prepara o lançamento do seu disco de estréia após mais de 50 shows no Uruguay e Argentina em 2008, e uma bem sucedida turnê pela Europa (Portugal, Espanha e Áustria) em 2009.


No palco, Roger hipnotiza, fabricando e montando a música diante do público: "sampleia" um instrumento e vai acrescentando outros em tempo real, num resultado tão inusitado quanto pode ser a junção de bombo legüero, cordas, molho de chaves, escaleta, trompete e vocalizes em um mesmo tema.

Um "tape recorder" manual, vitrolas e rádios antigos são incorporados a esta dança de instrumentos e objetos, reproduzindo ao vivo, gravações de ambientes, cantos de pássaros, barulhos urbanos e poesias recitadas, gerando um verdadeiro laboratório em cena.

Embora com larga margem de possibilidade de improvisação nos shows, a música parte de uma criação prévia, transitando facilmente entre os canticos de mar, o folclore gaúcho, o jazz, a cultura afro-umbandista, os ritmos sulamericanos, as expressões urbanas, entre outros.

Música universal, com abertura total à interação de novos valores e processos: alquimia de ritmos forjados em um diálogo em tempo real entre obra e criador, criando uma miscelânea de atmosferas sensoriais e espirituais. Uma leitura contemporânea de seu universo autoral e auto-didata, executada com estilo próprio e autoridade.

O complemento artístico através dos vídeos, imagens, desenhos, escritas e expressões livres projetadas no palco, potencializam a obra, exaltando a multiplicidade de expressão e performance.

Ficha técnica:

Roger Canal: violão, bombo legüero, trompete, escaleta, darbuka egipicia, congas,  guitarra, vozes, gongos, chaves, delays analógicos, samples, acordeon, percussões diversas, tape recoder, vitrola, radio ondas curtas...etc.


Videos, grafismos, fotos, e outras manipulações projetadas no palco: Roger Canal

Direção artística e musical: Roger Canal

Figurino: Maldita Poesia

Iluminação: A/C

Operação de luz: Luiz Galdino
Operação de som: Marco Antônio Correia

Produção Local: Ailma Andrade -  ( (81) 9836.4972


Links:

Soundcloud 

Vídeo 

Twitter 

Site

  
# Roger Canal também faz mais 2 shows em Recife e ministra uma oficina, confere só a agenda#


29 Set / Quinta - Feira / 20h - $free
Casa Mecane
Av. Visconde de Suassuna, nº 338
Boa Vista – Recife - PE
+55 81 3038-0543
contato@casamecane.com.br

01 Out / Sábado / 20h - $free
Espaço MUDA
Rua Capitão Lima, 280
Sto Amaro - Recife - PE
+55 81 3032 1347
muda280@gmail.com

02 Out / Domingo - $free
Teatro Marco Camarotti - Sesc Santo Amaro
Rua do Pombal, s/nº
Santo Amaro - Recife - PE
+55 81 3216-1713 / 3216-1714
sesc.cultura.santoamaro@gmail.com

Workshop:
"Interpretação Visual Poética e Concepção de Ambientes Sonoros"
Para estudantes de artes (teatro, música, dança, etc.)
*Vagas limitadas*
 Show: 18h 


Ensaio Aberto | Roger Canal (RS)
01 de outubro
20h
ingresso: contribuição espontânea