terça-feira, 13 de setembro de 2011

16 de setembro - Ensaio Aberto | Música de Ruiz com Show "São Sons" (PR))| Show de abertura de Ilustres Visitantes (PE)

Nesta próxima sexta-feira, 16 de setembro, o Espaço Muda recebe o som do Música de Ruiz do Paraná no projeto Ensaio Aberto. Estrela Ruiz, Téo Ruiz e Banda apresentam pela primeira vez em Recife o show "São Sons" a partir das 20h. Para abrir o show dos paranaenses, a banda pernambucana " Ilustres Visitantes".


 
Música de Ruiz

As composições de Estrela Ruiz Leminski e Téo Ruiz não seguem um padrão de gênero
ou rótulos. Lembram os "novos paulistas" quando fazem canção cantaroláveis, mas também estão inseridos em um contexto de compositores curitibanos que transitam entre a letra de música e a poesia.



Na sonoridade também nos remetem a algumas experimentações musicais da Vanguarda Paulista, que se destacou nos anos 80 e representa também o início de uma geração de cantautores independentes.
A dupla desenvolve o projeto Música de Ruiz, que já gravou 3 discos de suas composições e também participaram de diversos projetos importantes a nível nacional, como a Feira Internacional de Música de Fortaleza, Empório da Música de Goiânia e Itaú Cultural.

Mais recentemente, foram convidados para participar do Festival Internacional de las Artes de Castilla y León na cidade histórica de Salamanca, Espanha, onde apresentaram seu mais novo trabalho, o disco São Sons. Este show marca o lançamento nacional deste novo trabalho após sua experiência na Espanha.


Com composições consistentes com a poesia como seu principal instrumento, os arranjos fornecem o acabamento ideal para a junção música-poesia da dupla. Tanto no disco como no show pode-se perceber a versatilidade das composições, envolvendo diversos ritmos brasileiros utilizando elementos da música eletrônica e instrumentos peculiares na busca pela sonoridade poética do trabalho.
As canções também trazem as mais diversas parcerias que a dupla tem com artistas como Ceumar, Kléber Albuquerque e Alice Ruiz, com participação especial destes e outros nomes como Ná Ozzetti, Rubi, Natalia Mallo, Anelis Assumpção, Miriam Maria, Carlos Careqa e André Abujamra. Na equipe deste show, assim como do disco, além dos compositores, estão os jovens e já reconhecidos músicos Dú Gomide, Denis Mariano e Érico Viensci.

Além da música, Estrela e Téo são importantes pesquisadores da música brasileira. Juntos escreveram o livro Contra-Indústria, que virou referência sobre a música que se desenvolve fora do grande circuito industrial do país, e é utilizado como base para diversos estudos na área. Constantemente estão aprofundando suas pesquisas, nos seus mestrados e doutorados, colaborando com as pesquisas sobre a música brasileira e realizando palestras e oficinas.

Integrantes:


Estrela Ruiz Leminski ( voz, escaleta e percussão )
Téo Ruiz ( voz e violão )
Dú Gomide ( guitarra, violão e vocal )
Érico Viensci ( baixo )
Denis Mariano ( bateria )

Links:
 
websiteMyspace
Sound Cloud
Reverbnation
Facebook


Ilustres Visitantes

Banda formada em 2009 com o desejo de inovar, experimentar, inusitar. Alejandro, vocal, violonista e compositor; e Bruno Mendonça , batera, Jessica Miranda, percussão; Rama, guitarrista, violonista, violinista e toca didgerido. 

Os Ilustres Visitantes criam um estilo inusitado de musica folclórica, que mistura pitadas de joropo (musica típica venezuelana), mariachi, flamenco, maracatu, frevo, folk e rock. Além de estarem inseridas em suas composições as influências de cada integrante, o que torna ainda mais rica a proposta da banda.


A Banda Ilustres Visitantes traz à tona elementos de diferentes épocas e origens, pactuando-os numa miscelânea de difícil descrição, entretanto, de grande aceitação popular, aparecendo bastante marchinhas, folks, flamenco, bregas, boleros e rock, tudo abraçado ao lúdico e compondo uma temática improvável.

No momento, estão gravando o  primeiro EP, sem titulo, só Ilustres Visitantes, a fim de que os anfitriões do mundo os aceitem em suas casas e escutem os sons que vem de longe,de outras terras.
Em suas trilhas pelo mundo, em novembro de 2009 os Ilustres Visitantes participaram do encerramento do Expografica (evento do Curso de Licenciatura em Expressão Grafica da UFPE). Em 2010 a banda foi convidada a apresentar seu show no Festival de Artes da UFPE além de ser classificada para as Semi-finais do mesmo evento, que aconteceu na semana de 17 a 21 de maio no Centro de Convenções da UFPE, por fim se apresentaram na Livraria Cutura dia 31 de Junho.

Links:

Facebook


 
Ensaio Aberto | Música de Ruiz com Show "São Sons" | Show de abertura de Ilustres Visitantes
16 de setembro

20h
ingresso: Contribuição espontânea

Nenhum comentário:

Postar um comentário