sábado, 11 de setembro de 2010

"3 lugares diferentes" | Daniel Andrade + Heitor Pontes + Mariana Belém


“3 lugares diferentes”. Com a proposta de apresentar o trabalho de três jovens artistas que têm em comum o papel como suporte e o traço como forma de expressão, a exposição  busca estabelecer um diálogo sutil entre as obras, sem no entanto deslocá-las do seu universo particular.

Daniel Andrade iniciou seu contato com as artes plásticas de maneira mais sistemática aos 13 anos, quando freqüentou como ouvinte a Escola de Belas Artes do Recife. Algum tempo depois, foi trabalhar com Cavani Rosas no seu atelier em Casa Forte e, em seguida, viajou para a Espanha, para estudar sobre quadrinhos/arte seqüencial, e escultura em cerâmica. Na volta, começou a se dedicar de maneira mais focada ao desenho, tendo também feito algumas experiências com pintura. Este ano começou a trabalhar numa nova série de desenhos, feitos sempre sobre fundo preto. É o resultado deste novo trabalho que ele apresenta nesta exposição. 

 - Daniel Andrade

Heitor Pontes é graduado em publicidade e pós-graduado em design gráfico. No entanto,  foi desenhando que ele encontrou sua maior realização. Desde criança criava personagens, histórias em quadrinhos que não mostrava a ninguém. Nos últimos anos, num momento de ócio criou um conjunto de cabeças inspirado na música "Head-Head" de Jupiter Apple, que acabou virando o nome das cabeças. A partir daí começaram a vir outros elementos, criando uma composição orgânica, onde tudo se encontrava e formava algo. E é essa "babilônia orgânica", como ele mesmo chama, que é apresentada aqui. 

 - Heitor Pontes

Mariana Belém é graduada em Design Gráfico e desenha desde criança, mas foi a partir do nascimento da sua primeira filha em 2004 que passou a se dedicar profissionalmente ao desenho. Adora  trabalhar a figura feminina com traços e contornos fortes, contrapostos a detalhes delicados, repetições ornamentais de formas orgânicas e cores vivas encontradas na natureza. Inspira-se nas mulheres e formas representadas por Alphonse Mucha, Gustav Klimt, Picasso e na arte nordestina da xilogravura de Samico e J. Borges. Característica aí representada em seu trabalho pelos traços grossos de espessuras diferentes na cor preta, e em representações bidimensionais das figuras humanas e animais. Tambem é fã dos grandes mestres desenhistas de quadrinhos clássicos, como Moebius, Robert Crumb e Geof Darrow. 

- Mariana Belém

Atualmente, Mariana vive em São Paulo e trabalha com ilustração para projetos gráficos em geral e publicações editoriais como revistas. Nas horas vagas do dia, rascunha, desenha e pinta.  

Curadoria: Maria Eduarda Belém

As obras estão à venda no local.

Exposição 3 lugares diferentes
em cartaz de 15/09 a 30/09
entrada franca


Festa de inauguração quarta dia 15/09 | 19h
> show de Gaspar Andrade e DJs

Um comentário:

  1. Paulina,

    posso pegar os quadros na sexta-feira (01.10.10).

    Armando Garrido Filho

    ResponderExcluir