terça-feira, 28 de setembro de 2010

exposição: Santeiros do São Francisco do Nordeste



Aproveitando o dia 4 de outubro que é dia de São Francisco de Assis, a exposição “Santeiros do São Francisco do Nordeste”, apresenta várias representações do santo na ótica de artesãos nordestinos.  Por além da figura de São Francisco, esta mostra busca resgatar e registrar uma das mais antigas manifestações religiosas do Brasil: a “arte” de esculpir a madeira e moldar o barro.  
 
























Para montar esta exposição, foram contemplados em torno de trinta artesãos e artistas ao longo de toda a região Nordeste que, residindo nas regiões distantes dos grandes centros urbanos, são pouco valorizados. A maioria dos seus trabalhos são apresentados em feiras de artesanato na região ou exportados para Europa e Estados Unidos entre outros países.

Nessa fabulosa história, nos deparamos com o Mestre Vitalino Pereira dos Santos (1909-1962), o Mestre José do Carmo de Souza (1933- ), residente em Goiana-PE, o Mestre Expedito Antonino dos Santos (1932- ) e o Mestre José Alves de Oliveira ou  Mestre Dezinho (1916-2000), ambos de Teresina-PI.



fotos: Victor Jucá

Pretende-se com essa exposição, realizar uma trilogia entre o rio São Francisco, o Santo e seus artesãos.

Concepção e realização: Ronaldo Jucá
Fotografias: Victor Jucá e Marcelo Lyra


Exposição Santeiros do São Francisco do Nordeste
em cartaz de 2 a 6 de outubro
entrada franca
Não perca! Em cartaz só poucos dias!!

Um comentário: